Revolução Digital

Sua Empresa está Preparada para a Revolução Digital?

Ainda que os melhores líderes e gestores saibam mensurar o valor e a importância da aplicação de temas como o IoT e a Inteligência Artificial (Computação Cognitiva) em seus negócios, não é tarefa fácil definir na prática os primeiros casos de uso para um negócio específico. Quando o número de ideias é muito grande, e as oportunidades de ganho proporcionalmente atraentes, as coisas podem ficar um pouco confusas. Quando esse cenário caótico se estabelece, a tendência é que nada aconteça: os problemas do cotidiano assumem o controle, e a falta de tração faz com que os projetos de inovação caiam no limbo do esquecimento.

É como ir a um restaurante com muitas opções no menu, todas igualmente atraentes. A dúvida toma conta da maioria das pessoas, o cardápio eleva a expectativa às alturas, a decisão demora a acontecer e quando finalmente o prato chega, pode ser muito decepcionante. Muitos vão sair insatisfeitos, falando mal do restaurante ou culpando-se por não terem feito a melhor escolha, dentre tantas disponíveis. O que fazer para não cair nessa armadilha?

Uma ação que pode ajudar muito a esclarecer as dúvidas, e cuja prática recentemente ganhou muita importância é o Design Thinking: uma atividade em grupo cujo resultado final deriva de um ambiente de consenso, sobre o qual as iniciativas de inovação encontram as condições mínimas suficientes para iniciar seu caminho evolutivo e provar seu valor na prática – por meio de laboratórios ou simples células de uso que possam minimamente provar a viabilidade do conceito – e seguir seu caminho natural até gerar os frutos que toda empresa espera, em larga escala.

Chamo a atenção para outro ponto de fundamental importância: a base e a cultura tecnológica da organização. Muitas vezes, para dar um grande salto à frente é necessário dar um pequeno passo para trás. Aplicado a essa situação, esse “passo atrás” significa questionar:

*Product Lifecycle Management, ou Gestão do Ciclo de Vida dos Produtos.

Essa correção de rota pode ser muito simples, mas não pode ser ignorada. É possível transformar alguém fraco e debilitado num atleta de ponta? É sim, mas não exatamente de um dia para o outro. A escolha de um parceiro estratégico, que sirva para orientar de forma independente esse processo de transformação é necessária para que a análise seja feita com isenção. Assim, primeiro se recupera a saúde do indivíduo (ou empresa), para que só então comecem os treinos de competição, e os resultados.

Com 15 anos de experiência na área de tecnologia, perfil inovador e uma rede de parceiros prontos para atender as mais diversas necessidades do mercado e seus desafios da era do IoT, Inteligência Artificial e Indústria 4.0: desde equipamentos de Hardware, Servidores, Sensores, passando por Plataformas de Software Inovadoras, Gestão e Segurança da informação, até chegar aos Algoritmos Cognitiva – tudo para que sua empresa minimize desperdícios, corte custos, e amplie consistentemente suas fontes de receita.

E então? Sua empresa está pronta para começar essa Revolução Digital, na prática?

James Kamradt Jr

Desenvolvedor FullStack :)
comments powered by Disqus

Interessado em meus trabalhos?

Podemos conversar , e até lhe enviar uma proposta de trabalho sem compromisso!
www.000webhost.com